Não te prolongues
com a dúvida
TESTE DA SIDA:
Pensa em fazer o teste, se
* tiveste uma relação sexual (vaginal, oral, ou anal) sem preservativo ou barreira de látex (quadrado de látex ou poliuretano fino para sexo oral);
* vieste a saber que o teu parceiro não é monógamo (teve sexo com outro parceiro);
* foste vítima de violação;
* o preservativo se rompeu durante a relação sexual;
* partilhaste agulhas ou seringas, ou descobriste que um parceiro partilha agulhas;
* tiveste vários parceiros sexuais ;
* descobriste que um parceiro esteve exposto ao HIV ou vieste a saber que um parceiro antigo ou actual é seropositivo;
* te foi diagnosticada outra doença sexualmente transmissível (DST).
Como funciona o Teste
Num teste HIV, o laboratório procura no teu sangue anticorpos que o teu sistema imunitário produz para combater o vírus HIV. Embora estes anticorpos não consigam destruir o vírus, a sua presença no sangue pode ser usada para confirmar que foste infectado. Se o teste detectar estes anticorpos, então és seropositivo (HIV+).
Quando fazer o Teste
A maioria dos testes ao sangue pode detectar a infecção pelo HIV dentro de três meses após a exposição inicial ao vírus, mas por vezes pode demorar até seis meses até que os anticorpos atinjam níveis detectáveis. Em regra é recomendado fazer um teste seis meses após a última possível exposição ao vírus. Se tiveres feito um teste pouco tempo após uma exposição ao vírus, deves fazer outro teste alguns meses depois para confirmar o resultado.
O que fazer a seguir?
Receber os resultados do teu teste ao HIV é um momento emocional e, qualquer que seja o resultado, tens de pensar sobre o que irás fazer a seguir.Se o resultado for negativo, não deixes de continuar a proteger-te sempre.
Se tiveres relações sexuais, certifica-te de que usas o preservativo correctamente e usa-o sempre. Se injectares drogas, usa sempre agulhas e seringas esterilizadas, e nunca partilhes o teu equipamento. Deves também fazer outro teste cerca de seis meses depois para confirmar o resultado negativo.Se fores seropositivo, quanto mais cedo tomares medidas para proteger a tua saúde e a saúde dos que te rodeiam, melhor.
Um tratamento médico e um estilo de vida saudável podem ajudar-te a permanecer bem. O tratamento adequado pode retardar os primeiros sintomas da SIDA e evitar algumas condições que colocam a vida em risco.
Deves...
* Ir ao médico, mesmo que não te sintas doente. Se possível, vai a um médico com experiência no tratamento do HIV. Consultar alguém sobre as tuas opções de tratamento é um primeiro passo importante.
* Fazer um teste à tuberculose (TB). A TB muitas vezes acompanha o HIV – poderás já estar infectado com a TB sem o saberes. A TB é uma doença grave, mas pode ser tratada com sucesso quando detectada precocemente.
* Ser bom para o teu sistema imunitário. Fumar, beber demasiado álcool ou usar outras drogas por divertimento pode enfraquecer o teu sistema imunitário. Se precisares de ajuda para te libertares, fala com o teu médico sobre programas de tratamento para abuso de drogas.
* Procurar um sistema de apoio. Os desafios emocionais e físicos que te esperam podem ser difíceis, e ter alguém que compreenda aquilo por que estás a passar pode ser uma enorme ajuda. Informa-te junto do teu médico sobre organizações de aconselhamento e apoio.